Faixas


 Quando iniciei nesta área de letrista um tipo de trabalho complicado para aprender foi pintar em tecidos, mais propriamente em um chamado "murim", próprio para faixas de divulgação de eventos, promoção de lojas etc.
 Tive certa dificuldade no início pois o tipo de pincél não me permitia executar um bom acabamento de imediato, além disto ao arrastar o pincél no tecido o movimento deste trazia junto com ele o próprio tecido, é claro que com o passar do tempo a prática acaba trazendo a tranquilidade ao se executar este tipo de trabalho.
  Além das "brochas" redondas que eu usava (foto de cima) dependendo do tipo de letra que seria pintada era necessário também usar um outro tipo de pincél para executar o acabamento, para muitos fazer o "canto" das letras.
Existem profissionais que preferem usar pincéis quadrados, e normalmente não usam um segundo para executar acabamento, (aqueles que pintores de tela/paisagem usam).
  Hoje existem uma variedade de faixas produzidas, dependendo de cada região deste nosso imenso país, há lugar onde predomina as pintadas com tinta vinílica e o tecido é aquele nailon tipo usado como forro de sofá, chamado de ráfia.
 Mas o mais clássico acredito que seja o murim, hoje também as faixas são produzidas com material plástico semelhantes ao banner (polietileno) nestes casos são usados adesivos recortados em ploter.
  Por fim para finalizar, também existem as feitas totalmente por máquinas digitais, onde a máquina entrega a faixa em lona ou plastico se preferir, aquelas tipo banner, é claro que existem uma infinidade de material que se pode pintar faixas, incluindo entre eles o "TNT" tecido semelhante ao murim, lagura entre 70 cm tem uma textura ligeiramente plastificada, entretanto de qualidade inferior.