Couro de Jacaré.

Como evitar aquelas rachaduras muito comuns quando aplicamos a demão na placa?
A primeira mão de tinta é tranquilo, mas quando vamos aplicar a segunda mão sempre nos preocupamos se a tinta vai rachar ou para alguns trincar, aqui chamamos isto de "couro de jacaré", pois a tinta levanta levemente em partes da placa.
Isto ocorre normalmente na pressa que temos em fazer o serviço, não esperamos a primeira mão secar o suficiente, e aplicamos a demão rápido demais, neste caso a demão tende a secar mais rápido que a primeira, quando isto acontece a segunda mão (demão) puxa a tinta que esta embaixo causando o chamado "couro de jacaré".
Entretanto se aplicarmos a primeira mão com a tinta pura ou seja sem solvente nenhum e a demão também sem solvente, dificilmente acontecerá este defeito na pintura, podemos também afirmar que o grande causador deste problema não é necessariamente o fato de aplicarmos a tinta rapidamente e sim o uso de solventes como por exemplo GASOLINA que é o que mais uso.
Fica dito aqui também que se você estiver aplicando tinta sintética de secagem rápida, pode acontecer também esta situação.
Pode se usar a seguinte tática, separe o suficiente de tinta para a primeira mão, use solvente nesta parte para uma secagem mais rápida, na hora da demão aplique tinta pura, sem solvente e não terá problemas.