Flagrante.

Aê pessoal que esta iniciando na profissão, atentem para a nossa nova realidade, desde que surgiu o primeiro robô a nossa situação profissional mudou de forma radical.
Lembro de que quando estava iniciando nesta profissão nosso local de trabalho se chamava "oficina" eu sempre achei que deveria se chamar "ateliê", mas meu patrão e mestre que era ainda mais antigo que eu (risos) disse que o certo era se chamar oficina.
A "assinatura" dele era até meio sem compromisso, ele se chama Francisco de Souza (ainda esta vivo) e assinava "souzão".
Quando fui contratado por uma empresa maior, o nome "oficina" tinha sido extinto e nem nome pro local tinha, era só o nome da empresa e depois abaixo o nome "publicidades".
Agora qual não foi a minha surpresa que com o avanço da tecnologia e a invasão dos ploters de recorte no inicio e depois de impressão até o nome das empresas da nossa área também mudou, agora o chique é: "Comunicação Visual", e confesso que esta certo, pois na verdade até os nomes tem que acompanhar a tecnologia.
Este pessoal ai da foto é aqui de minha cidade, estão ai como exemplo da situação do profissional de nossa área, aquele que pegava lápis e réguas na mão, subia na escada e suava para riscar um letreiro.
Agora é normal se comprar um ploter de 120 cm, fazer um risco, leva-lo até uma parede e sem nenhum pudor passar lápis "6b" nas costas e transferi-lo para a parede.

Conselho para iniciantes: Começem a economizar para comprar suas máquinas e coloquem estas máquinas modernas ai na alça de mira, fazer o que? É a tecnologia.