É caro ou barato?

Passar um orçamento é sempre complicado...o cliente da uma olhadinha, ameaça um sorriso e pergunta: "faz um menos ai?"
E ai a batata passa para nossa mão, o que dizer? Temos que ser rápido no raciocínio, normalmente logo lembramos do material, ai dizemos: "Pô da não,...o material subiu, esta tudo mais caro".
Mas o cliente não se da por vencido e volta a carga: "Mas você sabe que sempre te dou preferência" (nem sempre é verdade) esta conversa nos acende um alerta na maioria das vezes, "se eu não abaixar o preço ele vai pegar orçamento com outro"...pensamos.

Ai acende uma outra luzinha sobre a nossa cabeça, desta vez uma lâmpada verde e logo dizemos para o cliente: "Esta bem,...nem eu e nem você, faço por..." costuma se encerrar por ai o assunto; Quanto o cliente é realmente duro na queda eu costumo mostrar para ele a durabilidade de nosso serviço (desde que o material seja de qualidade), comparo muitas das vezes com produtos que sei que ele usa (supérfluo) caso de cerveja, churrasco etc, digo que meu serviço vai durar anos e anos e que  a reforma vai ser daqui a dez ou mais anos, que as vezes o cliente morre e o serviço fica, rsrs, etc.
E isto não é enrolo não, este serviço ai da foto já tem quatro anos e esta lá do mesmo jeito, devia ter usado uma tinta de baixa qualidade, rsrs.
Dê valor a sua profissão, seu cliente nunca vai te valorizar (nem seu suposto patrão) por melhor que você seja, afinal estamos todos defendendo o "nosso".