Itnerário de Ônibus


Aqueles letreiros que informa nosso destino, a lona normalmente a empresa nos fornece, pelo menos aqui na minha região.
Para se fazer este tipo de trabalho é necessário termos a mão as seguintes ferramentas: Esquadro, uma régua da largura da lona, réguas menores para as letras, lápis ou caneta se preferir e posteriormente pincel e solvente (eu uso gasolina).
Importante o uso de esquadro (ver postagem anterior) pois precisamos manter o letreiro sempre bem aprumado em todos os sentidos, senão o mesmo não encaixara no espaço do ônibus, se a empresa não mandar um antigo tome o cuidado de ir la medir.

Acima modelos e tipos de letras usadas, este tipo de letra é o que existe de mais antigo, entretanto quando se pinta a mão este modelo é o mais prático por ter poucas curvas ou praticamente nenhuma.
Normalmente a pintura é feita na forma negativa, hoje com o avanço da tecnologia, isto tem mudado muito, os letreiros luminosos tem tomado muito o espaço, mesmo pela força da lei.
O uso de ploter de impressão também tem mudado esta situação da pintura em negativo, além da pintura em positivo (comum) tem havido uma variedade nas cores e fontes de letras. (veja em pintor letrista).

 Importante, muito importante o tipo de tinta a ser usado na pintura, embora a tinta seja sintética na cor preto, ela tem que ser fosca (sem brilho) não use aquela comum, pois ela irá soltar da lona use um tipo automotivo de secagem ultra rápida, este tipo tem que ser sintético, para que possamos arrastar o pincel, embora a secagem seja ultra rápida é possível usarmos o pincel.
Use solvente regularmente para facilitar o manuseio do pincel, evitanto a secagem do pincel.