Galvanizada & Preta

O passar dos tempos muda muita coisa, houve uma época que ninguém queria saber de chapa galvanizada.
Minha primeira experiência com chapa galvanizada, foi quando chegou uma pequena placa para reforma, ela estava descascando, nunca tinha visto aquilo, estava acostumado com chapa preta, mandaram que eu a limpasse para posterior reforma, de imediato peguei a lixa e comecei a passa-la na chapa que estava descascando.
Meu patrão estava reparando de longe e logo disse que não era para lixar e sim passar a espátula, era para "rapar" tudo, deixar novamente na lata.
O jeito era rapar, ordem é ordem, achei que iria tomar tempo, iniciei o serviço, comecei a rapar aquela placa e notei que a tinta era facilmente removida da lata.
Logo depois eu pintei a placa, apliquei duas demãos, finalmente meu patrão desenhou ela toda e me passou para pintar, todo animado peguei a fita (durex) para isolar parte das letras, fui novamente chamado a atenção, me informaram que não poderia aplicar a fita pois depois ao retira-la sairia também o fundo branco.
Ai já me aborreci, rapar já era chato, e não poder isolar também? Tive que pintar toda a placa sem isolar, fazer os acabamentos na mão mesmo.
Hoje passados mais de trinta anos depois, a chapa galvanizada conquistou seu espaço, mas ela em si mesma  mudou pouco, a diferença é que foi criado um produto para ela que aplicando sobre a mesma evita que a tinta se solte rapidamente o chamado "fundo para galvanizados" que nada mais é que uma espécie de tinta.
Este material(chapa) é muito usado para realizar acabamentos em placas luminosas e painéis de out-door.
Eu prefiro as chapas pretas por uma questão simples, faço mais placas comum do que placas que exijam acabamentos especiais, na realidade as duas tem sua importância.