Criar Arte, cobrar ou não cobrar?


Antigamente era comum se pedir fotos de trabalhos de profissionais letristas para servir de prova que eles eram capacitados, que seriam capazes de realizar o que eram oferecidos a eles com trabalho.

Mas e quando não tínhamos álbum nenhum? Afinal houve uma época em tirar fotos não era tão fácil como hoje em plena era digital, tirar uma foto era chato mesmo, tínhamos que comprar filme, e depois revelar, nem sempre as fotos ficavam legais e eram descartadas.

Sempre teve clientes chatos, que exigem provas de sua capacidade, existiam alguns que pediam arte, arte hoje em dia é muito fácil fazer, com toda esta tecnologia existente, além do computador, existem programas próprios para se desenvolver a arte.

Mas e quanto a cobrar pela arte? Ah, isto nem sempre o cliente entende, afinal perdemos um tempo razoável elaborando o desenho em si, realizei umas série de desenhos para um cliente, e adivinhe...ele escolheu o desenho de um outro, pior com uma semelhança terrível com o meu, simplesmente porque a outra pessoa tinha um firma diferente de criação de logos.

Ainda pior que o desenho que eu criei (um pedreiro) era original e a outra empresa usou o "gepetto" o pai do pinóquio da disney, que no futuro pode ainda gerar um aborrecimento.

Importante combinarmos sempre a arte ou logotipo que seja, para evitarmos assim perdermos nosso tempo, afinal temos mais o que fazer não é?