Degradê.

Colorir em forma de Degradê é realmente algo chato de fazer, e a palavra é esta mesma chata, não chega a ser difícil, depois que observarmos algumas regras básicas.


Primeira coisa a fazer é separarmos os pincéis, se for usar duas cores separe dois pincéis para as cores e e outro para "suavizar" as cores entre si.


Aplique primeiro a cor mais clara, depois aplique a mais escura, se a tinta for a base d'água vai funcionar melhor, antes de secar (tem que pintar relativamente rápido) passe o pincel seco de preferência um pincel novo com muito pelo, evitando assim arranhar a tinta com um pincel velho e com pouco pelo.


Passe o pincel suavemente na forma da letra na maioria dos casos horizontalmente.
Só passe o pincel onde as cores se encontram, não precisa ir em toda a letra, assim o efeito ficará melhor.


Com pincel e tinta a base de água fica difícil o acabamento das letras pois não poderemos isola-las com fita, podemos neste caso usar de um artifício para obter um melhor acabamento final.


Como mostra esta figura abaixo podemos contorna-las com uma cor mais escura que as usadas nas letras, além de efetuarmos um acabamento melhor, as letras ficarão com uma qualidade melhor, muito mais bonita.


No caso de tinta sintética aconselho ISOLAR as letras, e depois usar pistola a ar comprimido, neste tipo de trabalho com tinta sintética será bem mais trabalhoso.
Se puder evitar, evite, será bem mais demorado que a tinta pva (base d'água) e requererá mais tempo de prática e experiência.


Obs: Não pense que vai conseguir um efeito como estes ai das gravuras, isto é praticamente impossível quando fazemos esta pintura na mão.