Isolando letras.


Lembro como se fosse hoje quando descobri a forma de deixar a base das letras (pernas) tão retinhas e perfeitas quando se pintava um letreiro com tinta sintética, passei a usar por um bom tempo a fita durex para um melhor acabamento.

Tinha um pintor veterano que me ensinou a anos atrás a isolar letreiro em parede pva, a base dágua, é claro que a parede tinha que ser bem lisa ou teria que ter sido aplicada massa corrida nela.
Neste caso consistia em abrir a fita (durex no caso) e passar na calça rapidamente para tirar parte da cola, para que não tirasse a pintura da parede junto na hora de retirar o isolamento (muito pouco usado este tipo de isolamento).

Com o tempo começamos a isolar quantidade maior para um bom acabamento (exigência de cliente) é claro.
Ai em situações de grande isolamento sempre dava muito trabalho, pois tínhamos que adquirir fitas o mais larga possível para fazer o serviço render, e depois recortar todo o letreiro com estilete além disto tinha que entrar outro instrumento que é o compressor de ar comprimido.

Hoje graças a tecnologia as coisas melhoraram, e muito, quem tem um plotter de recorte é que pode falar, melhor ainda se a boca do plotter for maior que 0,60 cm.

A algum tempo me foi perguntado se poderíamos usar a máscara de transferência para isolar, confesso que não tive a resposta certa para dar, agora com uma breve pesquisa e um pouco de sorte posso garantir que é possível SIM usarmos a máscara de transferência para isolarmos um letreiro.

Use a máscara no plotter e recorte como se fosse adesivo e depois depile naturalmente e transfire para o local desejado, depois de pistolar (pintar) retire a máscara com cuidado usando o estilete e retirando aos poucos para não causar dano ao serviço pronto.


Foto deste post.:
Luciano comunicação visual (SP).