Mão Livre.

Isto pode se dizer que não se ensina, se pratica!
Sempre estudei os trabalhos de outros profissionais, parava em frente à letreiros deles e estudava na maior cara de pau, sabia exatamente onde ele iniciava e terminava a letra, não gostava muito do estilo de meu "mestre" por isto acabei adotando o estilo de um outro profissional.
Reparava e não entendia porque ele escrevia as letras (esboço à mão livre) e não fazia exatamente em cima delas.
Só fui compreender a partir do momento em que iniciei a pratica de escrever a mão livre (sem desenhar as letras ou letreiros).
Sempre que esboçamos um determinado letreiro para faze-lo à mão livre, normalmente o fazemos com muita pressa, mesmo porque é esta a finalidade da "mão livre", rapidez.
Então o que acontece: O esboço não fica uniforme, letras ficam maiores do que outras, espaços ficam também maiores que outros etc.
Acontece também que a experiência nos leva a perceber a necessidade de aumentar ou diminuir o tamanho do texto (letras) para que o mesmo possa caber exatamente no espaço almejado.
É normal as pessoas que ficam reparando nosso trabalho e indagar porque nós esboçamos de um jeito e não obedecemos aquele esboço. Para fazer um bom letreiro à mão livre, pratique. Não tem outra fórmula.