Batuta

Nada mais é do que uma ferramenta rústica produzida de forma artesanal, a função desta ferramenta é facilitar ao pintarmos determinados detalhes na placa ou onde quer que estejamos pintando letras.


A primeira vez que tive contato com esta ferramenta foi através de um pintor andarilho que passava pela minha cidade. Notei quando ele pediu uma serrinha e perguntou se poderia cortar um cabo de vassoura, em seguida amarrou em uma ponta um pedaço de tecido fazendo um volume tipo uma "bolinha" simplesmente para não arranhar a placa.


Depois passou a usa-la quando ia fazer uma letra que tinha a forma oval, perguntei a ele se só conseguia fazer as letras ovais com aquela ferramenta e ele me mostrou que poderia fazer as letras sem utilizar a tal ferramenta.


Sei que até hoje existem profissionais que usam, mas sinceramente não vejo grande utilidade não, não perderia tempo em usar esta ferramenta, sendo que posso fazer letras sem usa-la.


Consiste em um pedaço de madeira pode ser cabo de vassoura ou até um pedaço de pau quadrado com um pano enrolado em uma extremidade, somente para não arranhar a pintura (fundo da placa).


Usado normalmente para dar firmeza e equilíbrio ao profissional, é bom lembrar que somos notados pela firmeza de nossa mão e equilíbrio.